São partes fundamentais da gestão do mercado internacional:
- Conheciemento do idioma;
- Conhecimento das técnicas comerciaias;
- Ter sintonia com o parceiro;
- Entender a cultura, costumes e valores;
Variáveis da Negociação:
- Conceito de contratação;
- A seleção dos negociadores;
- Uso de argumentação: argumentos válidos em um país podem não ser válidos em outros;
- A importÂncia da comunicação;
- Atitude em relação ao risco;
Empatia nos Negócios:
- Cores: cada cor tem significados diferentes (atenar para a apresentações dos produtos);
- Sexo: negociações sofrerão influências culturais (papel da mulher na sociedade);
- Linguagem Corporal: é de extrema importância conhecê-la, pois mais de 70% das mensagens nos chegam através da linguagem do corpo;
- Humor: está diretamente vinculado a história e tradições ( não se vai para Portugal fazer piadas e comentarios sobre o Manuel);
- Idiomas: cuidado com as traduções! Existem mais de 3000mil idomas e 10.000mil dialetos no mundo.
- Tempo: dependendo do conceito de "tempo" determinar-se-ão as durações de negociações.
- Saudações: conhecer a forma mais apropriada para não errar na primeira impressão. Uso de primeiro nome: Aconselha-se perguntar ao interlocutor como ele quer ser chamado (com ou sem cerimônias, títulos);
Fonte: Introdução ao Comércio Internacional