Transporte Internacional de Cargas

Praticos

A praticagem é um serviço obrigatório de assessoramento e facilitação das manobras que inia no momento em que o navio ingressa na zona de praticagem estabelecida para cada porto. O serviço é prestado pelos práticos, que se deslocam do porto ao navio fundeado em embarcações auxiliares de menor porte (lanchas de praticagem) e sobem a bordo através da escada lateral da embarcação. Os práticos, conhecedores do ventos, marés e, principalmente, das características de cada porto como calado, bancos de areia e outros obstáculos, indicam ao capitão do navio o canal de acesso e determinam quantos rebocadores erão necessários para auxiliar o atraque da embarcação. Da mesma forma, após a descarga do navio, o prático ajuda a desatracá-lo e o acompanha rumo a alto-mar até sua saída da zona de praticagem, a cerca de 3000 metros do cais.

Os práticos, no Brasil, são oficiais da Marinha Mercante ou Militar, aprovados em concusro público realizado pela Diretoria de Postos e Costas -DCP, órgão vinculado ao Ministério da Marinha. Entretanto, a praticagem é considerada o mais resistente oligopólio em vigor nos portos brasileiros, já que os serviços são prestados por um número limitado de trabalhadores que não estão diretamente vinculados nem ao Ogmo nem à Autoridade Portuária.

Visando a um aumentos de concorrência intraporto, têm sido defendida propostas como a ampliação do número máximo (teto) de práticos nos portos, além de alterações na forma de contratá-los.

Por fim cabe salientar que, embora os práticos atuem como assessores dos capitães, estes é que são responsáveis pela condução da embarcação e por quaisquer problemas ou acidentes que possam ocorrer durante o percurso do navio na zona portuária.

Fonte: VIEIRA, Gulherme Gergmann Borges : Transporte Internacional de Cargas


Resumo: Quando o navio está chegando no porto, um pratico através de uma lancha se dirige até o navio. É o prático que conduz o navio, sendo responsável por qualquer problema ou acidente que possa ocorrer. O pratico conhece o local, sabe onde tem bancos de areia e outros obstáculos. Na alta temporada um prático pode ganhar até R$ 800 mil reais, e em caso de acidentes, o prejuízo é todo seu. Um pratico só trabalha no porto onde é especializado, sendo impossível a transferência do mesmo a outro porto temporariamente. Depos para a saída do navio do porto, é o pratico que o conduz devolta.