Exportação

Exportação: É a saída de produtos de um país para outro. Bens e serviços.
Porque Exportar?

No Brasil, há menos de 20 mil empresas exportadoras, das quais as primeiras 250 são responsáveis, pelo menos, por 70 por cento da exportação.

- Além delas, há um razoável número de empresas transnacionais como Gerdau, Odebrecht, Vale do Rio Doce, Marcopolo, Natura etc.
-Graças aos esforços de várias entidades como Apex, MDIC e Sebrae, muitas pequenas empresas, sozinhas ou em consórcio de exportação, tem ingressado com sucesso no mercado internacional, exportando desdde roupa de praia até fruta tropical ou dispositivos mecânicos.
- Na realidade,o universo exportador brasileiro é, ainda, muito pequeno, considerando a quantidade de empresas presentes no país.

É fundamental que na base do processo de internacionalização haja a avalização da capacidade exportadora da empresa, e não apenas da capacidade de produção. Capacidade exportadora é aquela de acordo com a qual a empresa tem de se adequar-se às variáveis do mercado internacional, realizando internamente um série de alterações, seja na área de recursos humanos, projeto, produtividade, comunicação ou gestão.

Pode exportar a empresa que conseguiu criar um capacidade exportadora, ou seja, um empresa que pode vender criatividade, design, garra, paciência, persistência, fé em seu próprio produto.


Para onde exportar?
Não podemos considerar o mercado externo como mera extenção do mercado interno, acreditando que o que é bom para o Brasil é bom para o mundo. Não podemos, portanto, exportar para qualquer país o que vendemos por aqui.
  É necessário identificar, dentro de nossa linha de produtos, quais têm maiores vantegens competitivas e atendem às necessidades e preferências dos consumidores dos mercados estrangeiros que serão explorados.

Em alternativa à visita a feiras podemos realizar uma pesquisa prévia, para identificar mercados em que podemos encontrar condições de entrar de forma mais rentável, com custo e riscos mínimos.

Geralmente as empresas exportam para mercados:
- mais  próximos;
- em rápido crescimento;
- mais similares culturalmente;
- em que a competição é menos agressiva;
- grandes (como os Estados Unidos);

Quando exportar?
Não há pior momento para começar a exportar que quando a empresa sente as consequencias negativas de uma crise no mercado interno.
A exportação é uma atividade de médio e longo prazos e, quando a empresa atravessa um período de crise, o prioritáio é "sobreviver"; não há tempo para planejamento, para adequar o produto e nem para pensar.  Um dos riscos de começar a exportar nesse momento é que quando a crise no mercado interno acaba, acabe também a exportação.
Mas isso já faz parte da história! Atualmente, vivemos a globalização, e a exportação não é saída para a crise nem moda - exportação é a base da competividade de muitas empresas.

Então, quando exportar? quando tivermos identificado nossa capacidade competitiva e nos preparado para enfrentar as variáveis do mercado internacional, o que requer planejamento e profissionalismo.

Sites que podem ajudar nesse planejamento: www.apexbrasil.com.br; www.desenvolvimento.gov.br

Como exportar?

Deve-se ter por base três parâmetros: criar uma empresa em condições de competir, preocupar-se em transferir o produto da forma mais competitiva possível (cuidando da logística, da embalagem, dos aspectos legislativos etc) e gerenciar os mercados (selecionar mercados, os parceiros, a modalidade de entrada, a comunicação, a política de distribuição etc.)

1- Avaliar a capacidade exportadora;
2- Identificar os produtos com os quais somos mais competitivos.
3- Selecionar poucos mercados.
4- Identificar o segmento de mercado mais adequado (com quem você quer competir e a que público quer se dirigir).
5- Encontrar uma maneira de entrar no mercado (com um agente, com um distribuidor, com uma filia etc).
6- Fazer promoção.
7- Selecionar possíveis candidatos a parceiros (importadores, compradores, distribuidores etc.).
8- Identificar seu parceiro.
9- Estabelecer um roteiro de trabalho.

Mais detalhes:  www.aprendendoaexportar.com.br e www.braziltradenet.gov.br, ou ainda pelo site dos Correios.

Fonte: MINERVINI, Nicola : O Exportador



A Decisão de Exportar

A exportação está coerente com as metas?
-  O que motivou a empresa a exportar? (estratégia de crescimento)
- A empresa dispõe de recursos necessários para exportar? (mão de obra qualificada, recursos financeiros, adaptação)
- Quais as dificuldades e oportunidades do mercado-alvo?
- A empresa tem capacidade de produção ou condições de aumentar essa capacidade?


A decisão de exportar de incluir: 
- Disposição para garantir fornecimento contínuo ao cliente;
- Conscientização de necessidade de planejamento;
- Compromisso com a qualidade;
- Eficiência na entrega (pontualidade);
- Paciência na espera de resultados; (pois exportação não da lucro na primeira vez.)


Os produtos para Exportação devem ter:

- Controle mais eficiente de custos;
- Maiores cuidados com a embalagem;
- Atenção às exigâncias do mercado consumidor (legislação, preferência dos clientes, políticas de comércio)
- Capacidade de renovação do produto;
- Aperfeiçoamento tecnológico;
- Observação das tradições e costumes;

Fonte:  Introdução ao Comércio Internacional